XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica


XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica




XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica
20-24  de Novembro de 2011
Ouro Preto - MG, Brasil



Faça o download do folder.


APRESENTAÇÃO

O Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT) é o mais importante evento do Brasil na área de química teórica e um dos mais importantes da América Latina. Na sua XVI edição, completa-se 30 anos em que o SBQT contribui de forma extremamente importante na consolidação da pesquisa em Química Teórica no Brasil. A excelência das pesquisas desenvolvidas no país e o prestígio do encontro se manifestam nos “proceedings” publicados em periódicos científicos de grande repercussão internacional como o THEOCHEM (no período de 1993 a 2001) e no International Journal of Quantum Chemistry (IJQC, desde 2003).

Desde seu início, o caráter interdisciplinar do Simpósio, a qualidade dos trabalhos apresentados e a presença de importantes pesquisadores nacionais e internacionais têm estimulado a participação crescente de profissionais e alunos de pós-graduação e graduação, de diferentes segmentos do meio científico nacional e internacional. Este caráter multidisciplinar responde pelo número crescente de participantes em cada evento - I SBQT (50), II SBQT (100), III SBQT (113), IV SBQT (125), V SBQT (135), VI SBQT (160), VII SBQT (200), VIII SBQT (230), IX SBQT (360), X SBQT (310), XI SBQT (415), XII SBQT (370), XIII SBQT (387), XIV SBQT (374), XV SBQT (429), XVI SBQT (564 inscritos). Essa ampla participação tem contribuído significativamente na formação de novos pesquisadores, principalmente nas áreas de Química e Física Teóricas, com importantes desdobramentos nas áreas de Matemática e Computação.

A expressiva participação de pesquisadores e estudantes das regiões em que a Química Teórica encontra-se consolidada como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal e a crescente participação de pesquisadores de outros estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste demonstram a repercussão positiva do simpósio em todo o país, consolidando e descentralizando as pesquisas na área da química teórica.

Outro forte indicativo do sucesso do SBQT é o fato de ser o único encontro nacional com a publicação de seus proceedings em periódico indexado de circulação internacional e com arbitragem rigorosa por pares. A publicação dos Anais do SBQT iniciou-se com o VI SBQT quando trabalhos completos apresentados no evento foram publicados no Journal of Molecular Structure (THEOCHEM). Este periódico foi utilizado para a publicação dos Anais do SBQT até o X SBQT. A partir do XI SBQT os trabalhos completos foram publicados no International Journal of Quantum Chemistry(IJQC).

As expectativas em relação à realização do XVI SBQT são de reafirmar e elevar a qualidade das pesquisas que estão sendo realizadas no país, promover a discussão e planejamento de novas linhas de conhecimento da área e ampliar a formação de recursos humanos. A Comissão Organizadora do XVI SBQT está empenhada em propiciar mais uma vez um ambiente de efervescência científica e de motivação para todos os pesquisadores, graduandos e pós-graduandos.

Boa Leitura!



Comissão Organizadora.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                           
 
Apoio: 
       
 
Copyright XVI SBQT - 2010
Todos os direitos reservados